5 dicas de alimentação: o que comer no dia de prova

5 dicas de alimentação: o que comer no dia de prova

186
Corrida - Nutricionista Isabel Dantas - 5 Dicas de Alimentação - Revista Correr

Dicas de Alimentação

Dicas de alimentação e hidratação no dia da corrida

Dicas de Alimentação – Não importa qual seja o seu objetivo, o plano alimentar sempre é a base de qualquer ganho. Manter um plano alimentar equilibrado é o segredo para ficar de bem com a balança e com a saúde, além de ser uma das bases da melhora de desempenho na corrida. Para quem pratica atividade física, a alimentação torna-se um dos fatores mais importantes para melhorar o desempenho. Principalmente na corrida de rua, que exige muita energia e condicionamento físico.

1 – Faça refeições mais leves no dia

Para não ter seu rendimento prejudicado enquanto corre, escolha alimentos leves, evitando comidas que não são bem digeridas como muita fibra, alimentos muito gordurosos ou em grandes volumes.

2 – Procure ingerir carboidrato em todas as suas refeições

Exemplos de carboidratos: pão, batata doce, aipim, inhame, arroz – preferencialmente junto com uma fonte de proteína: carne, ovo ou produtos lácteos (iogurtes, queijos magros, leite).

3 – Duas horas antes da competição

Faça uma refeição menos volumosa, com pouca gordura e proteína e com mais carboidrato. Se preferir, pode ainda comer uma fonte de carboidrato de fácil digestão uma hora antes do treino (como uma banana ou um suplemento com carboidrato ou uma barrinha de proteína) – o importante aqui é que seja com volume pequeno e de fácil digestão, nada de gorduras.

4 – Não teste um alimento ou suplemento novo em dias de corridas importantes (competição)

Consuma o que já estiver acostumado para evitar complicações e reações indesejadas e deixe para testar novas escolhas em dias que não há treino.

5 – Procure se hidratar bastante

Nutricionista Isabel Dantas - Dicas de AlimentaçãoNo dia da prova, hidrate-se com água e sucos de frutas naturais (pelo menos até 2 horas antes da mesma em volumes maiores, a partir daí comece a se hidratar em pequenos volumes).

O cuidado com a alimentação é essencial quando um corredor pretende atingir o máximo rendimento desportivo. As estratégias utilizadas para esse fim são cada vez mais específicas, mais adaptadas e mais minuciosas por forma a garantir o melhor e mais eficaz suporte nutricional de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada atleta.

Adote essas dicas e viva de forma mais
equilibrada e saudável!

Isabel Dantas é nutricionista clínica e esportiva