Pulseira inteligente ajuda atleta iniciante e experiente na corrida

Pulseira inteligente ajuda atleta iniciante e experiente na corrida

398
OnMe pulseira inteligente smartband - Revista Correr

Pulseira inteligente ajuda atleta iniciante e experiente na corrida

Pulseira inteligente – Alguns dispositivos podem trazer muitos benefícios a corredores de todos os níveis

Pulseira inteligente – A tecnologia está cada vez mais em sintonia com os esportes. Mesmo que um atleta já tenha atingido várias de suas metas, sempre é possível melhorar, e o desenvolvimento tecnológico é um aliado nesse processo de aprimoramento dos esportistas, sejam eles profissionais ou amadores.

Várias novidades tornam a vida dos corredores mais prática, com o objetivo de servir de ferramenta para monitoramento e controle do desempenho nos treinos e provas. Entre as muitas possibilidades que temos hoje em dia, as tecnologias inteligentes se destacam como grandes aliadas. Afinal, já é bastante difícil encontrar alguém que não use aplicativos de smartphone para planejar treinos, avaliar o desempenho e melhorar a rotina da corrida. Assim, com opções de dispositivos cada vez mais leves, anatômicos e modernos, como as smartbands, quem gosta de correr passou a ter um aliado junto ao pulso.

Tecnologias inteligentes para correr

OnMe pulseira inteligente smartband - Revista CorrerMas, o que são e quais são as tecnologias inteligentes que você pode usar para a corrida?

Em geral, os dispositivos preferidos dos atletas são os relógios e as smartbands. Tudo porque ambos oferecem praticidade na hora de captar dados importantes para avaliação de desempenho e ficam logo ali, ao alcance do pulso, sem precisar sequer carregar o celular na hora do treino.

As smartbands estão em alta e são cada vez procuradas no mundo da corrida. As pulseiras inteligentes transmitem ao corredor informações úteis da atividade diretamente para um aplicativo sincronizado no celular. Os dados indicam a distância percorrida, tempo, passos caminhados, calorias perdidas, entre outras informações.

Utilizar a smartband no dia-a-dia é bastante simples e prático, com a vantagem do equipamento ser extremamente leve e não atrapalhar nenhum movimento – nem no treino, nem no trabalho, e nem nas atividades domésticas. Para utilizá-la basta sincroniza-la inicialmente com um celular, coloca-la no pulso, programa-la e pronto! Você pode fazer todas as suas atividades normalmente – já que ela serve como um relógio e está integrada também ao e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens – e na hora do treino, liga-la para captar as informações, que ficarão disponíveis sempre que precisar e também ao longo de um período, quando o atleta pode analisar a melhora do seu desempenho. As informações também aparecem, em tempo real, no visor dela para o acompanhamento do usuário durante a corrida.

Vários corredores já têm aderido à smartband, como comenta a personal trainer Ana Paula Gavleta, de Curitiba (PR): “Cada vez mais pessoas vêm aliando a prática de atividades físicas às tecnologias. Isso é sempre válido para que o praticante possa conhecer melhor seu desempenho individual e traçar metas através desses dados”.

No estado de São Paulo, a smartband já ganhou espaço também nas academias, como comenta Débora Camargo Schwinsky, Líder Smart Fit e personal trainer: “A smartband é perfeita para todo tipo de atleta, por ser confortável e de fácil manuseio. Ela nos oferece todos os dados que precisamos durante a atividade física sem ter que pegar no celular durante o treino. Podemos ouvir aquela música empolgante do nosso celular e acompanhar como está a nossa performance e seguir exatamente nosso treino em tempo real. Perfeito para saber como estamos no dia a dia, além de nos ajudar na organização no nosso trabalho, como agenda e verificar mensagens sem ter que pegar no celular em um network importante”.

Ajudando corredores iniciantes

OnMe pulseira inteligente smartband - Revista CorrerA primeira grande vantagem de iniciantes nos esportes usarem uma pulseira inteligente costuma ser a motivação. Muita gente inicia uma atividade física com o objetivo de melhorar a saúde, perder peso ou até mesmo empolgado com alguma tendência de época. Porém, com o cotidiano cada vez mais corrido, acaba desistindo por falta de tempo, ou por não conseguir ver resultados ou uma evolução.

“Sair do sedentarismo é sempre um desafio. Muitas pessoas vão às academias ou correr em parques duas ou três vezes por semana e, no tempo restante, ficam sentadas em escritórios ou dirigindo. Assim, tecnologias como a smartband podem motivar o praticante a se movimentar ainda mais em atividades do cotidiano, como subir escadas ao invés de pegar o elevador para aumentar o número de passos diários, por exemplo”, aponta Ana Paula, que orienta iniciantes.

Ao utilizar uma pulseira inteligente nas atividades diárias e também nos treinos, a pessoa conseguirá visualizar sua melhora com distâncias maiores percorridas por dia, em menos tempo, as calorias que perdeu, entre outras informações que podem a motivar a seguir sempre em busca de um resultado ainda mais recompensador.

Débora ainda comenta a respeito da motivação do usuário: “Em exatamente dois meses de uso da smartband, vi a importância do mesmo para todas as pessoas independentes de idades e nível de aptidão física, pois o app ajuda a verificar o progresso e motiva, a cada dia, superar expectativas e objetivos”.

O monitoramento do ritmo cardíaco e do desempenho individual também é importante para que o praticante iniciante se conheça melhor e possa treinar no seu ritmo correto, sem se exceder e nem fazer exercícios abaixo da sua própria capacidade. “Na corrida, por exemplo, o ritmo cardíaco é um indicador essencial do nível de esforço. Através do seu monitoramento constante o praticante pode se sentir mais seguro de estar trabalhando corretamente para alcançar seus objetivos e, a partir daí, estar sempre buscando a evolução”, explica Ana Paula.

Auxiliando o corredor experiente

OnMe pulseira inteligente smartband - Revista CorrerE os corredores mais experientes também podem ter um apoio com as facilidades de uma smartband. Mesmo aquela pessoa que já corre há algum tempo, está em um nível mais elevado do esporte e se acostumou com aplicativos de celular pode se beneficiar com o fácil acesso às informações dos seus treinos para planejar suas metas e chegar a degraus ainda mais altos no mundo da corrida.

“Quanto maior o nível de desempenho do atleta, mais difícil pode ser evoluir”, aponta Ana Paula. “Por isso, o monitoramento de performance e de qualidade do treino se torna fundamental na hora de, por exemplo, trocar os 10 km por uma meia maratona – ou uma meia por uma maratona completa”. E é nessa hora, para aumentar o desempenho e chegar à elite, que toda ajuda é muito bem vinda, sempre ao lado de um treinador que oriente o caminho.

“Qualquer que seja a motivação do praticante de corrida ela sempre deve ser orientada, planejada e reavaliada junto a um profissional de educação física. Esse profissional poderá indicar, dá melhor forma possível, como o praticante pode utilizar de todas as tecnologias disponíveis para colher os dados dos treinos e, através desses, traçar metas a serem alcançadas em cada período”, aponta a personal que atua orientando também atletas amadores para provas em todo o Brasil.

Ana Paula também faz questão de lembrar a importância de ter acompanhamento profissional de um coach capacitado para evitar problemas futuros, principalmente com lesões – que acontecem muito com quem se empolga e acaba forçando os próprios limites. “O profissional de educação física deve ser o responsável por fazer as prescrições das atividades físicas. Porém, em um mundo tão tecnológico, os praticantes podem e devem se aliar a todos os recursos que o mercado oferece para motivar, monitorar e auxiliar essas práticas. As smartbands são ótimas para monitorar e acompanhar os resultados, motivando o praticante e dando muitas informações aos profissionais que podem atuar com maior segurança na hora de prescrever os treinos”, finaliza.

Cada praticante de corrida tem suas próprias motivações para seguir no esporte. Para alguns apenas dar uma volta no parque no fim de tarde para se desestressar é suficiente; para outros a corrida vem como aliada da busca pelo emagrecimento; e há ainda aqueles que vislumbram finalizar percursos e ganhar prêmios e títulos em provas. Seja qual for a motivação, melhorar a performance e a saúde são metas comuns e as tecnologias inteligentes já são realidade para todos! E sabemos que números concretos e os benefícios no corpo e na mente são as melhores maneiras de manter a motivação para qualquer esportista.

A OnMe lançou em 2016 a SmartBand TCD1, que tem o objetivo de auxiliar atletas nos seus treinos, fornecendo dados mais precisos para planejamento e monitoramento da performance. E os leitores da Revista Correr ganham desconto na aquisição da sua smartband da OnMe! Basta utilizar o cupom “revistacorrer” na hora da compra. Quer conhecer mais e adquirir a sua? Acesse: www.onme.com.br.

OnMe pulseira inteligente smartband - Revista Correr