Sete dicas sobre corrida que você precisa saber

Os primeiros passos – Sete dicas sobre corrida que você precisa saber

As corridas de rua estão sendo cada vez mais difundidas no dia a dia da população. As pessoas têm acompanhado o surgimento de inúmeros participantes que podem ser vistos nas ruas, sozinhos ou em grupo, em várias horas do dia. Muitos estão começando a correr por verem outros praticando ou por conhecerem algum atleta. Mas antes de sair correndo por aí, confira algumas dicas importantes, tanto para os que já correm, como para os querem dar os primeiros passos.

ESTEJA COM OS EXAMES MÉDICOS EM DIA
Qualquer pessoa que deseja começar na corrida de rua deve passar por uma bateria de exames para uma avaliação completa. E isso é válido mesmo para os atletas mais experientes, todos devem manter suas consultas médicas em dia para não serem pegos de surpresa e nem se machucarem.

INVISTA EM UM TÊNIS DE QUALIDADE
Um dos pontos de maior importância na corrida de rua é com certeza a escolha do tênis apropriado e direcionado ao tipo de pisada de cada corredor (neutra, pronada ou supinada). O tênis ajuda a prevenir e auxilia no tratamento de lesões. Procure um fisioterapeuta e faça a escolha certa.

FAÇA MUSCULAÇÃO
A musculação é fundamental para quem corre, pois além de corrigir a postura, previne lesões e aumenta a resistência. Procure sempre um educador físico capacitado e acelere nos treinos.

stretching-muscles-579122_1920NÃO SE ESQUEÇA DO AQUECIMENTO
Quando iniciamos qualquer atividade física nosso organismo sofre algumas alterações a fim de adaptar o coração, os pulmões, os músculos e a circulação para a atividade. Por isso, o inicio da atividade tem que ser menos intenso, uma vez que nessa fase qualquer movimento mais brusco pode gerar lesões.

HIDRATE-SE
São recomendados antes de correr ingerir pelo menos dois copos de água de 230 ml no espaço de duas horas, durante as corridas mais curtas (3,5 e 10 km) temos que estar constantemente nos hidratando, 150 a 350 ml de água a cada 20 minutos Em uma corrida mais longa (15, 21 e 42 km) podemos ingerir de 30 a 60 gramas de carboidratos por hora e isotônicos. Uma ótima opção para as corridas acima de uma hora são os carboidratos em gel.

GRUPO DE CORRIDA
Não é a regra, mas quando corremos com outras pessoas nosso desempenho melhora. Para os iniciantes ter parceiros ajuda a se comprometer com a corrida e para os atletas de níveis mais avançados pode representar estímulos para aumentar a quilometragem ou diminuir o tempo em uma prova. Importante: na hora de escolher com quem correr, sempre procure pessoas que estejam no mesmo nível. Caso contrário você poderá ficará frustrado se sentir muito lento em relação ao grupo.

DESCANSO E RECUPERAÇÃO
Quando não ocorre o descanso, o corpo deixa de se recuperar totalmente do desgaste que sofreu nos treino ou nas provas. Com isso, o atleta não só para de evoluir como também pode regredir, é o famoso ‘’over training’’. Também conhecido como síndrome da fadiga crônica, essa é a situação em que há uma diminuição do desempenho do atleta gerada pelo estresse do treinamento. Por isso, é importante, de vez em quando, recusar uma corrida, tirar um dia para descansar dos treinos e deixar o corpo se recuperar até estar pronto para uma nova atividade física.

Daniel-Beleli-Revista-CorrerDaniel Beleli é graduado em
Educação Física pelo Moura Lacerda,
personal trainer e qualificado em
Planejamento e Prescrição do
Treinamento Personalizado.

Matéria extraída da Revista Correr (nov-dez/15), da página 10 a 13.


Revista-Correr001web_Página_10Revista-Correr001web_Página_11Revista-Correr001web_Página_12Revista-Correr001web_Página_13